PARA TURISMO
CONTATO

NOTÍCIAS » Férias no Vale Europeu une cerveja artesanal com roteiros para cada perfil de turista

Férias no Vale Europeu une cerveja artesanal com roteiros para cada perfil de turista

Já na contagem regressiva para as férias de fim de ano? O que não faltam são planos para aproveitar com os amigos ou com a família e, de quebra, conhecer novos lugares. Nessa época do ano, o Litoral catarinense é um dos destinos favoritos dos viajantes de todo o Brasil e até do exterior. Não há o que discutir: as belezas de Santa Catarina encantam quem passa por aqui. Mas não são só as praias que chamam a atenção dos turistas, o Vale Europeu, que mantém vivo até hoje os traços e tradições dos primeiros imigrantes, é um verdadeiro passeio pela Europa sem sair do Brasil.

Pela forte descendência germânica, um dos legados mais explorados pelo turismo dessa região é a cerveja artesanal e o projeto Vale da Cerveja, desenvolvido por entidades como o  Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau, tem o propósito de aliar as visitas nas cervejarias locais com outros atrativos turísticos. Conheça quatro motivos para conhecer a região durante as férias, combinando cerveja, gastronomia típica e diversão.

- Maria Fumaça, em Apiúna (SC): para quem curte conhecer a história dos locais que visita, o passeio com a Maria Fumaça, em Apiúna (SC), é uma boa pedida. Com um trajeto de cerca de 2,8 quilômetros, é possível apreciar as belas paisagens do Alto Vale do Itajaí e ainda explorar a cultura local. Para finalizar o passeio, a dica é uma visita à Cervejaria Handwerk, em Ibirama (SC), cidade vizinha.

- Magia de Natal, em Blumenau (SC), e AdventsMarkt, em Pomerode (SC): para aqueles que preferem curtir as festas de fim de ano de forma mais tradicional, mas passeando, uma dica é a terra da Oktoberfest e a cidade mais alemã do Brasil. As duas cidades celebram o Natal de forma especial, com festas que relembram as tradições dos antepassados. Em Blumenau, é possível estender o passeio pelas cervejarias da cidade, como a Bierland, Container, Blumenau e Eisenbahn. Já em Pomerode, a Schornstein é parada obrigatória para os amantes da cerveja.

- Morro Azul, em Timbó (SC): quem gosta de aventuras, a cidade de Timbó pode ser a parada ideal. Com 758 metros de altitude, o Morro Azul exibe belas paisagens da cidade e também da vizinha Pomerode. Além da subida repleta de história, os aventureiros podem aproveitar a estrutura do camping e ainda voar pelo vale, já que o Morro Azul é uma referência em voo livre. Aproveitando o tour pela “pérola do Vale”, como é conhecida a cidade de Timbó, a dica é experimentar as cervejas produzidas por lá. As cervejarias Blauer Berg e Berghrain oferecem boas opções para brindar as férias.

- Turismo de compras, Brusque (SC) e Ilhota (SC): já quem prefere aproveitar o tempo de folga para fazer compras, Brusque e Ilhota são boas opções. Além da cervejaria Zehn Bier, em Brusque, a Das Bier, no interior de Gaspar (SC), é um verdadeiro convite para relaxar em meio à natureza.

Voltar